Aconteceu na última quarta-feira, o seminário “Desafios e Impactos do Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos”, realizado em Foz do Iguaçu pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com apoio do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR). O evento foi realizado durante o período de 07/08 a 09/08 e contou com visitas à Regional de Cascavel e a uma cooperativa, com o intuito de que os participantes pudessem observar de perto a simulação de uma verificação do aparelho que mensura a umidade de grãos de soja.

Diretor Geral do Ipem-MG - Fernando Sette

O encontro teve como objetivo aprimorar o controle metrológico por meio da discussão com especialistas da área, disseminar os procedimentos estabelecidos pela Portaria Inmetro 402/2013, capacitar os agentes envolvidos e compreender o cenário dos países que comercializam grãos na América do Sul.

A Gerente Regional do Ipem-MG Karina Scatolino fala que “A Portaria Inmetro 402/2013 foi criada com o intuito de regular a comercialização de grãos por meio da verificação do instrumento medidor de umidade. O teor de umidade representa uma parcela significativa do peso desses produtos e consequentemente interfere na formação dos preços.

Considerando a capacidade dos alimentos de absorver ou ceder água para o ambiente (quimicamente instáveis), é de suma importância que o percentual de umidade dos grãos seja corretamente determinado por meio do controle metrológico.”

O evento também contou com a presença de representantes do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), representando as entidades metrológicas de outros países, como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e México.

Diretor Geral do Ipem-MG - Fernando Sette, Gerente de Laboratórios do Ipem-MG - Marcelo Motta, Gerente Regional do Ipem-MG - Karina Scatolino

Além dos representantes do SIM, participaram do evento o anfitrião Oliveira Filho, presidente do IPEM PR e sua equipe, o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Raimundo Alves de Resende, e sua equipe, diversos dirigentes da RBMLQ-I e o coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Pedro Paulo de Carvalho Neto. Representando o IPEM MG, e pautando as discussões, estavam presentes além da Gerente Regional do Ipem-MG Karina Scatolino, o Diretor-Geral, Fernando Sette e o Gerente de Laboratórios do Ipem-MG, Marcelo Motta Campello.