O diretor de Metrologia Legal do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), João Bosco Rodrigues, participou na última quarta-feira (02/08), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de audiência pública para debater o “Transporte de Produtos Perigosos no Estado de Minas Gerais”.

 

Durante a audiência, Rodrigues destacou a importância das verificações que o Instituto realiza nos caminhões-tanque e equipamentos de cronotacógrafos (tacógrafos) no Estado. “Essas verificações contribuem para a segurança viária das rodovias, passageiros e veículos, pois atuam diretamente no controle de peso e velocidade desses automóveis, evitando, assim, acidentes nas estradas”, explicou.

 

No caso do transporte de carga perigosa, o Ipem-MG verifica se o veículo está transportando a quantidade de carga recomendada pelo fabricante. Já nos tacógrafos, o Instituto é o órgão responsável por certificar esse instrumento, que ajuda a inibir os excessos de velocidade. Os cronotacógrafos são responsáveis por registrar informações importantes do percurso, como tempo de movimento, paradas e velocidade realizada pelo veículo.

 

A audiência, proposta pelo deputado João Vítor Xavier, contou com a presença de diversos órgãos estaduais envolvidos no transporte de produtos perigosos, como Defesa Civil, Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Polícia Militar Rodoviária, entre outros.

Enviar para impressão