O principal concurso do Queijo Minas Artesanal no estado se uniu a um dos mais importantes eventos gastronômicos do país.  Neste ano, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, abrigou pela primeira vez a final do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. 

A competição, que chega a sua 10ª edição, elegeu os melhores queijos das sete regiões produtoras do estado: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.  O concurso foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.

A final ocorreu na manhã do último sábado, dia 26 de agosto, no Espaço Degustação/Praça Senac do Conhecimento, no final da tarde os produtores do Queijo Minas Artesanal receberam a premiação na Praça da Rodoviária.

IMG 2284

O concurso busca qualificar e valorizar a produção do Queijo Minas artesanal. O modo de fazer o queijo é um conhecimento passado entre gerações e foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Ipem-MG como órgão fiscalizador, e que promove certificações voluntárias e/ou compulsórias, procura participar cada vez mais no sentido de garantir a preservação dessa tradição e a qualidade do queijo, bem como construir parcerias solidas com os setores produtivos mineiros em especial aqueles cujo conhecimento faz parte do patrimônio do estado e apresentem características próprias que lhes conferem uma identidade cultural regional.

IMG 2290-1

Instituto

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes-MG) e órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais. Executa serviços essenciais à garantia da credibilidade no consumo.