Cerca de 200 alunos dos cursos técnicos integrados de Química, Farmácia e Análises Clínicas da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) foram capacitados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), nesta terça-feira (12/09), na sede da escola, localizada no Centro de Contagem.

Max explica aos alunos importância da Metrologia. Foto: Lucas Gomes / Ipem-MG

Durante a capacitação, os estudantes aprenderam a importância da Metrologia Científica e Metrologia Legal, conteúdos estes relacionados à área de conhecimento dos estudantes.

Conforme explicou o assessor de gabinete do Ipem-MG, Max Falcão, a Metrologia (Ciência das Medições) é responsável por pesar, medir, comparar e avaliar um produto ou serviço durante e após seu desenvolvimento. “Seu objetivo principal é garantir a confiabilidade das medidas envolvidas”, destacou.  

Já o gerente de Laboratórios do Ipem-MG, Marcelo Campello, enfatizou a importância dos futuros profissionais compreenderem os Vocabulários Internacionais de Metrologia e de Metrologia Legal (VIM e VIML) para que possam utilizar corretamente a instrumentação envolvida nas medições e, assim, evitar riscos indesejáveis aos indivíduos e à sociedade.

Instituto de Metrologia

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais. Executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Além disso, exerce a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança, taxímetros, bombas de combustíveis; produtos pré-medidos, têxteis, com certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos); veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), entre outros.