O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) promoveu, na última sexta-feira (15/09), no Centro Universitário Una Contagem, um workshop para avaliar o trabalho realizado na Operação Octanagem. O encontro reuniu diretores, gerentes e fiscais do Instituto que participaram da operação de fiscalização em postos de combustíveis, realizada no dia 1º de setembro, simultaneamente, nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.

Durante a apresentação, o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, parabenizou os fiscais que participaram da operação e destacou a importância do trabalho que executam para a proteção das relações de consumo.  “Os servidores são o maior patrimônio deste órgão, pois, sem o trabalho deles, o Instituto não existiria. Temos que continuar exercendo nossas atividades com integridade e respeito à população e aos bens públicos”, afirmou.

Sette ressaltou a contribuição desse workshop para a elaboração de novas estratégias que auxiliarão nas próximas verificações e fiscalizações na área de combustíveis. “No caso dos combustíveis, regulamos não só o que sai dos bicos das bombas, mas, também, o que é transportado pelo caminhão-tanque até os distribuidores. Portanto, não é somente a relação do revendedor com o consumidor que estamos regulando, mas a do distribuidor com o revendedor”, declarou.

Servidores do Instituto durante workshop na Una. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Cabe destacar que o Ipem-MG conta com um canal de Ouvidoria, no qual o cidadão que desconfiar ou encontrar irregularidades em alguma bomba de combustível pode registrar o fato por meio do formulário Fale Conosco presente no site do Instituto, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

Instituto de Metrologia

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais, no qual executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Além disso, exerce a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança, taxímetros, bombas de combustíveis; produtos pré-medidos, têxteis, com certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos); veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), entre outros.