A partir dessa terça-feira (26), fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) começam a verificar os taxímetros dos veículos do município de Ponte Nova. O objetivo da verificação é constatar se o preço registrado pelo taxímetro corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro.

De acordo com o gerente da Regional do Ipem-MG de Caratinga, Uelbert Nazarino, o procedimento de verificação é bastante simples. “Esta verificação é realizada anualmente pelo Instituto e abrange a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres entre outros)”, explica.

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-MG, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e o selo do Ipem-MG afixado no vidro dianteiro do veículo com a frase “verificado 2017”.  Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

A verificação é obrigatória para todos os táxis. Foto: Divulgação / Ipem-MG

No momento da verificação os taxistas devem apresentar o certificado do veículo (CRLV), guia de Recolhimento da União (GRU) paga, último certificado de verificação metrológica e o alvará municipal.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento pode ser retirada diretamente no site do Ipem (www.ipem.mg.gov.br), clicando no banner PSIE. O valor da taxa é R$ 52,18 e pode ser paga em qualquer agência bancária.

Confira o cronograma para verificação dos taxímetros, de acordo com o final da placa do veículo:

26/09/2017 - placas de finais 0 e 1

27/09/2017 - placas de finais 2, 3, 4, e 5

28/09/2017 - placas de finais 6, 7, 8, e 9

Endereço: Rodovia de acesso à saída para o município de Rio Casca (em frente ao bar e restaurante Sombreiro)

Horário: das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30

Enviar para impressão