Todos os taxímetros do município de Caratinga deverão passar pela verificação do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) de terça-feira (20/02) a quinta-feira (22/02).  Os ensaios metrológicos serão realizados na Regional do Instituto em Caratinga (Rua Antônia Maria Resende Fernandes, nº 269, bairro Dário Grossi), das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. A verificação tem como objetivo constatar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro.

O objetivo da inspeção é constatar se o preço registrado pelo equipamento está correto. Foto: Omar Freire / Imprensa MG

O gerente da Regional do Ipem-MG de Caratinga, Uelbert Nazarino, explica que a verificação é importante tanto para o consumidor quanto para o taxista. “No caso do passageiro, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro. Já para o operador de transporte, é uma confiança a mais para o profissional no momento de realizar a cobrança ao cliente”, pontua.

Esta verificação é realizada anualmente pelo Instituto e abrange a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus, taxímetro, lacres entre outros.

Para realizar a verificação, o taxista deve apresentar o certificado do veículo (CRLV), último certificado de verificação metrológica, alvará/permissão do taxista e a Guia de Recolhimento da União (GRU) paga. A GRU pode ser retirada diretamente no site do Ipem (www.ipem.mg.gov.br), clicando no banner PSIE. O valor da taxa é R$ 52,18 e pode ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Cabe ressaltar que o taxista que não comparecer está sujeito às penalidades da lei 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável pelo veículo deve procurar o Ipem-MG para regularizar a situação.

O cidadão que tiver dúvidas ou encontrar irregularidades em algum item pode registrar o fato na Ouvidoria do Instituto, por meio do fale conosco, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.