O diretor de Metrologia Legal do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), João Bosco Rodrigues, participou nessa terça-feira e quarta-feira (20/03 e 21/03), do Encontro Nacional sobre o Controle Metrológico Legal na Medição Fiscal do Petróleo. O evento foi realizado na sede do Ipem do Estado do Espirito Santo, localizado Vitória, e contou com a presença do presidente do Inmetro e de técnicos de vários Ipems do país.

Técnicos de vários Ipems do país durante Encontro Nacional do Petróleo, em  Vitória/ES. Foto: Divulgação/Ipem-MG

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, destacou que a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I) busca aperfeiçoar a fiscalização e verificação dos equipamentos utilizados nas medições das plataformas marítimas e terrestres de petróleo.

“A partir desse encontro vamos formar um grupo de trabalho para que os institutos possam avançar na medição de petróleo e gás”, afirmou Azevedo.

De acordo com Rodrigues, “os Institutos de Metrologia têm papel relevante na medição fiscal do petróleo, uma vez que garante a confiabilidade do dimensionamento dos royalties e participações governamentais, em função da quantidade produzida, visto que estes pequenos erros de medição podem levar a impactos financeiros de grande magnitude”.

Cabe destacar que o controle metrológico da medição de petróleo passa pela aprovação de modelos junto ao Inmetro, assegurando, dessa maneira, a qualidade desses instrumentos, que poderá ser comprovada durante sua verificação inicial.

Dirigentes dos Ipems durante Encontro Nacional. Foto: Divulgação /Ipem-MG