A convite do Procon Estadual de Minas Gerais, por meio do promotor Amauri Artimos da Matta, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participou, nessa segunda-feira (25/06), no município de Formiga, de reunião para tratar sobre a segurança alimentar nas feiras livres do município.

Reunião foi organizada pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Formiga. Foto: Divulgação / Prefeitura de Formiga

A colaboradora do Ipem-MG, Raquel Souza, explicou que o Instituto pode contribuir com a verificação das balanças utilizadas nesses comércios, como maneira de oferecer mais segurança à sociedade no momento da aquisição de algum produto.

Como muitos estabelecimentos utilizam suas próprias balanças para verificar o peso dos produtos que adquirem, caso o equipamento esteja com erro, podem estar recebendo uma menor quantidade de produto do que aquela comprada. Como consequência, os consumidores também podem ser prejudicados e levar menos produto para casa.

Para isso, conforme Souza, o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, propôs aos representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) municipais, no último dia 06 de junho, durante reunião no Ministério Público, proposta de Acordo de Cooperação Técnica.

No caso específico das feiras, o Procon auxiliará na verificação dos Instrumentos de medição, ou seja, as balanças. Para tanto, o Ipem-MG irá conceder treinamento aos técnicos dos Procons municipais, para que eles tenham a qualificação necessária para detectar nas feiras a existência de instrumentos de pesagem sem a devida verificação anual e ou instrumentos que não possuam modelo aprovação do Inmetro.

O encontro contou com a presença do prefeito de Formiga, Promotora de Justiça que atua na Promotoria de Defesa do Consumidor de Formiga, bem como representantes da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) e vereadores.