Servidores do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) visitaram, nessa quarta-feira (10), a sede do Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem-MG), em Contagem. Durante o encontro, a equipe conheceu a infraestrutura do Ipem-MG, bem como os laboratórios onde são realizadas parte das verificações.

Presidente do Ipem Rondônia visita Ipem-MG. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

O diretor-geral do Ipem-MG, Roberto Geraldo da Silva, destacou a importância desse encontro para o intercâmbio de conhecimento entre os órgãos delegados da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I).

Já o presidente do Ipem-RO, Aziz Rahal Neto, disse que é fundamental que todos os Ipems estejam envolvidos e atualizados para a melhor gestão das verificações e fiscalizações em prol da sociedade.

Órgãos Delegados

Devido à grande extensão territorial do país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) descentralizou as atividades nas áreas de metrologia legal e avaliação da conformidade aos Institutos de Metrologia e Qualidade, constituindo, assim, a RBMLQ-I.

Ao todo são 26 órgãos delegados do Inmetro, com representatividade em cada estado brasileiro.