“O Sistema Internacional de Unidades - Fundamentalmente melhor” foi o tema escolhido para o Dia Mundial da Metrologia de 2019. A campanha dá continuidade à divulgação da revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI), que foi formalizada em 16 de novembro de 2018, na Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), na França, com o apoio de representantes dos Institutos Nacionais de Metrologia de todo o mundo – entre eles o Inmetro.

 Divulgação / Inmetro

Pesquisas sobre novos métodos de medição, incluindo aqueles que usam fenômenos quânticos, sustentam essa mudança, que entra em vigor em 20 de maio de 2019. O SI agora é baseado em um conjunto de definições ligadas às leis da física e tem a vantagem de ser capaz de atender às necessidades dos usuários por muitos anos.  A metrologia, nome dado à ciência das medições e suas aplicações, desempenha um papel central nas descobertas e inovações científicas; na manufatura industrial; no comércio internacional; na melhoria da qualidade de vida da sociedade e na proteção do meio ambiente global, entre outros.  

O Dia Mundial da Metrologia é a celebração anual da assinatura da Convenção do Metro (em 20 de maio de 1875). A Convenção estabeleceu a estrutura para colaboração global na ciência das medições e em suas aplicações industriais, comerciais e sociais. O objetivo original da Convenção - a uniformidade mundial da medição - permanece tão importante hoje quanto em 1875. 

O projeto do Dia Mundial da Metrologia é realizado em conjunto pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML). O Inmetro está preparando uma série de conteúdos para celebrar esse evento e tornar os princípios da metrologia – e seus benefícios - cada vez mais conhecidos no Brasil. 

Para saber mais sobre o SI, acesse:  http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/Redefinicao_do_SI.asp

Divulgação / Inmetro