Nessa sexta-feira (27), o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realizou palestra na sede do órgão, em Contagem, para os alunos do segundo ano do curso técnico de Química do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec UFMG).

Os estudantes estão no segundo ano do curso técnico de Química. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Servidores do Ipem-MG explicaram a importância da Metrologia (ciência das medições), área da Qualidade (produtos de certificação compulsória, ou seja, que precisam ter o selo do Inmetro) e a atuação do Inmetro/Ipems.

Na sequência, os alunos visitaram as instalações do laboratório onde são realizados os ensaios dos produtos Pré-Medidos (aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor), bancada de medidores de energia elétrica e o setor de arqueação de tanques de combustível e cronotacógrafo (tacógrafo).

Segundo o professor do Coltec, Luciano Almeida, esta é a primeira visita técnica que a turma realiza. Para ele, este contato é fundamental na formação desses jovens tanto na área de química como enquanto cidadãos.

O aluno Diogo Muzzi, que participou da capacitação, disse que gostou muito da experiência, pois conseguiu compreender melhor a precisão que é necessário ter nas análises da Química Analítica, por exemplo. “Identificamos os componentes das amostras por meio de todos os aspectos legais, científicos e medidas como um todo”, explicou.

Instituto de Metrologia

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, (Sede) e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais. Executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Além disso, exerce a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança; taxímetros; bombas de combustíveis; produtos pré-medidos; têxteis; com certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos); veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), entre outros.

Enviar para impressão