Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participaram, nessa segunda-feira (11/11), da gravação de um programa de podcast da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para explicar a importância da verificação dos esfigmomanômetros (medidor de pressão).

Os servidores Lucas Silva e Schubert de Matos esclareceram que todo aparelho de medir pressão arterial, no âmbito do Estado de Minas Gerais, precisa ser submetido, anualmente, à verificação metrológica do Ipem-MG.

“A verificação dos esfigmomanômetros é obrigatória e tem como objetivo garantir que o equipamento funcione corretamente e não informem dados equivocados aos profissionais da área da saúde”, esclarece Schubert.

Durante os ensaios metrológicos, os fiscais conferem se as braçadeiras apresentam problemas, se há escapamento de ar nas mangueiras ou defeito nos manômetros. Todos esses itens, caso não estejam funcionando corretamente, podem comprometer o resultado durante a aferição da pressão.

Técnicos do Ipem-MG na gravação do programa da UFMG. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Segundo a coordenadora do Programa de Inserção da Tecnologia no Ensino na Área da Saúde, da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Rosália Torres, as informações concedidas pelo Ipem-MG irão contribuir de maneira significativa para a formação dos alunos de medicina, profissionais já formados e para a população no geral.

“É fundamental que as instituições acadêmicas tragam esse tipo de informação para os profissionais e sociedade, pois desta maneira estaremos contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, destaca Rosália.

As alunas do 6º período de Medicina da UFMG, Helena Raquel Ferreira e Isadora Alves, que participam do Projeto de Extensão AvasCast - podcast da Medicina da UFMG produzido por alunos e professores – contaram que não sabiam da obrigatoriedade e importância da verificação dos esfigmomanômetros.

“Não tínhamos conhecimento que os aparelhos de medir pressão precisam ser verificados anualmente e a dimensão da importância desse trabalho que é realizado pelos Ipems. Caso a medição do equipamento não esteja correta, pode haver pessoas que estão sendo orientadas a tomar medicamentos, quando na verdade não precisam, ou deixando de tomá-los”, afirmaram as estudantes.

Verificação dos aparelhos

Para realizar a verificação, basta procurar uma das 12 Unidades Regionais do Ipem-MG, que estão localizadas nas principais regiões do Estado de Minas Gerais (Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha).

Conforme Portaria Inmetro nº 46/2016, a submissão do instrumento à verificação do Ipem-MG é de responsabilidade do detentor do aparelho. A verificação custa a partir de R$ 4,03.

Mais informações podem ser obtidas no fale conosco no site do Ipem-MG, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

Enviar para impressão