Nessa terça-feira (30/06/2020), o Conselho de Administração do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) aprovou, por unanimidade, as contas do exercício de 2019, que serão encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A apresentação do relatório de gestão e de auditoria foi realizada por meio de reunião online e contou com a participação dos membros do conselho.

O diretor-geral do Ipem-MG e secretário executivo do conselho, Roberto Geraldo da Silva, destacou as ações realizadas pelo Ipem-MG ao longo de 2019, como, por exemplo, a renovação do convênio com o Inmetro (vigência 2019/2020), as adequações orçamentárias e financeiras em virtude do contingenciamento realizado pelo Governo Federal, operações especiais de fiscalização em postos de combustíveis e a revisão da estrutura orgânica do órgão.

“Em 2019 a despesa do Ipem-MG correspondeu a 43% da receita, sendo que deste total 81% são provenientes da prestação de serviços à sociedade e apenas 19% estão relacionados aos autos de infração”, explicou.

Roberto ainda apresentou um resumo do planejamento que foi realizado com o Inmetro e os resultados alcançados pelo Ipem-MG, que foram bem superiores ao planejado, o que demostra que os ajustes efetuados não trouxeram prejuízos à prestação de serviço prestada pelo órgão.

Na sequência, o Coordenador-Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), Márcio Paiva, parabenizou o diretor-geral e toda a equipe do Ipem-MG pela condução dos trabalhos em 2019.

“A gestão do órgão foi muito bem delineada ao longo de 2019, o que permitiu ao Ipem-MG realizar todas as restrições mantendo um bom trabalho à sociedade”, afirmou.

O Conselho é formado por servidores do Ipem-MG, representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg-MG).