Com a proximidade do Dia das Crianças, Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais compartilha alguns cuidados que os adultos devem ter para preservar a segurança da meninada na hora de comprar presentes, como brinquedos.

Produtos falsificados podem não atender às condições mínimas de segurança. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Com a campanha “Comprar brinquedo é coisa séria”, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão no qual o Ipem-MG é delegado, reforça as três premissas básicas quando o assunto é brinquedo: não comprar no comércio informal ou de fabricantes clandestinos; observar a indicação da faixa etária do produto e se o produto é certificado.

Confira abaixo algumas dicas do diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni.

Selo

Compre somente brinquedos que contenham o selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados. O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto, e deve conter a marca e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que o certificou. Se o brinquedo estiver sem o selo do Inmetro, entre em contato com a Ouvidoria do Ipem-MG, pelo telefone 08000 335 335 ou pelo canal de atendimento no portal.

Faixa etária

Selecione o brinquedo considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. A faixa etária a que ele se destina deve constar na embalagem. Para quem tem crianças em casa com idades diferentes é preciso redobrar a atenção para que os menores, em especial aqueles de até 3 anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos. Alguns produtos podem conter partes cortantes ou muito pequenas, que podem se desprender e ser ingeridas ou inaladas, causando sufocamento.


Informações

Também é importante que o brinquedo apresente informações como data de fabricação, informações sobre o conteúdo e, quando aplicável, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fornecedor. As informações obrigatórias na embalagem demonstram a responsabilidade do fabricante ou importador.

Entrega dos presentes

Na hora de entregar o presente à criança é preciso ter atenção com as embalagens: retire-as do brinquedo antes de entregá-lo à criança. Caixas e sacos plásticos devem ser retirados do alcance da criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento. E não se esqueça, antes de começar a brincadeira, leia com atenção as instruções de uso presentes na embalagem ou em seu interior e repasse estas instruções para a criança. A brincadeira deve ser sempre supervisionada por adultos.

Relate acidentes ao Inmetro

Desde 2006, o Inmetro monitora os acidentes de consumo, por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). O Sinmac funciona como um banco de dados alimentado pelos relatos dos consumidores. Por isso é muito importante que a população relate qualquer acidente relacionado a produtos. De posse dessas informações, o Inmetro pode atualizar seus regulamentos e melhor direcionar suas ações de fiscalização para reduzir cada vez mais os riscos para a sociedade. Além disso, esses relatos de acidentes de consumo ajudam os agentes públicos e privados a adotarem medidas preventivas.

Para relatar um acidente de consumo clique aqui e preencha o formulário.