O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), inaugurou nesta semana, na sede do órgão, em Contagem, o laboratório de umidade de grãos. Os medidores de umidade verificam a quantidade de água contida internamente nos grãos como soja, milho, café e feijão, uma vez que o teor de umidade do grão é parâmetro importante na definição do seu preço no mercado.

Servidor do Ipem-MG realiza medição em grãos de milho. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

O diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, explicou que a quantidade de umidade presente no grão pode afetar seu peso e, consequentemente, seu valor comercial.

Todos os medidores de umidade de grãos fabricados ou importados, utilizados em transações comerciais, devem ser de modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ser, obrigatoriamente, verificados por um órgão metrológico da RBMLQ-I.

“É exigido que os aparelhos sigam as recomendações estabelecidas na Portaria 402/2013 e Norma Inmetro Específica nº 012/2018, e passe pela verificação subsequente do Ipem-MG. Caso os equipamentos sejam aprovados eles recebem uma marca de verificação, válida anualmente”, esclareceu Scalioni.

A diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelli, destacou a importância desse trabalho para a economia do Estado de Minas Gerais. Segundo ela, Minas é um grande produtor de grão do país, com destaque para milho e soja, que segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa), juntos representam 89,7% da produção mineira de grãos.

“A verificação periódica realizada pelo Ipem-MG irá trazer mais transparência e segurança nas relações comerciais dos grãos, uma vez que irá determinar a umidade correta em toda a cadeia de comercialização, que compreende o agricultor, cooperativas, importações, exportações e consumidor final”, pontuou Melissa.

Fiscalização em Uberaba

Nessa quarta-feira (25/11/2020), técnicos do Ipem-MG fiscalizaram equipamentos de umidade de grãos no município de Uberaba, localizado na região do Triângulo Mineiro, importante polo produtor de grãos.

Laboratório de Grãos na sede do Ipem-MG, em Contagem. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Segundo Scalioni, os equipamentos fiscalizados foram aprovados. “A partir de 2021 esse tipo de fiscalização e verificação farão parte do escopo da rotina de atividades do Ipem-MG”, afirmou.

Ipem-MG

Dividido em duas áreas, Metrologia e Qualidade, o Ipem-MG é responsável pela fiscalização, verificação e execução das políticas de Metrologia Legal, Metrologia Industrial e de Qualidade/Conformidade no âmbito estadual.

Cabe destacar que o Instituto é um órgão delegado do Inmetro.