Nesta semana (01 a 03/12), o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) intensificou a fiscalização dos postos de combustíveis do município de Ituiutaba, na região do Triângulo Mineiro.

Oito postos da região foram fiscalizados pelo Ipem-MG, em parceria com a ANP e SEF. Foto: Divulgação/Ipem-MG

Segundo o gerente de Metrologia do Ipem-MG, Wanderlan Alves, durante a operação foram fiscalizados 39 bicos das bombas de combustíveis, em 8 postos. De acordo com ele, em todos os estabelecimentos foram encontrados algum tipo de irregularidade, como, por exemplo, vazamentos e mal estado de conservação dos equipamentos, bem como bombas entregando menos combustível que o limite máximo tolerado.

“O erro máximo tolerado em uma entrega de 20 litros contra o consumidor é de + 0,3% (60ml). Temos que garantir ao consumidor que ao pagar por dez litros de combustível, por exemplo, ele realmente esteja adquirindo dez e não nove litros”, explica.

No caso de haver desconfiança do consumidor no momento do abastecimento de gasolina, etanol ou diesel, ele pode solicitar um teste. Nesses estabelecimentos existem medidas de volume de 20 litros capazes de comprovar se a quantidade marcada pela bomba medidora está correta.

Wanderlan orienta que o consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade no posto de combustível pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem-MG, pelo próprio site do Instituto, por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000 335 335.

A fiscalização também contou com a parceria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), que analisou a qualidade do combustível que estava sendo comercializado e da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), que verificou se os combustíveis estavam sendo comercializados com nota ou cupom fiscal.