Em um ano totalmente atípico e desafiador, em virtude da pandemia de covid-19, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), fecha o ano de 2020 com mais de 550 mil ações de fiscalizações e verificações metrológicas e da área da qualidade. Isso significa que os fiscais do Instituto realizaram cerca de 1.500 ações por dia.

Ao todo foram verificados mais de 253 mil termômetros, 55 mil esfigmomanômetro (aparelhos de medir pressão arterial), 37 mil balanças comerciais, 27 mil bombas medidoras de combustíveis, 34 mil medidores de volume de água, 7 mil tanques ferroviário e rodoviário, 6 mil tipos de produtos com certificação compulsória e diversos outros itens neste ano. Cabe destacar que diversos itens analisados ficaram acima do número de verificações planejada com o Inmetro.

27 mil bombas medidoras de combustíveis foram verificadas pelo Ipem-MG em 2020. Foto: Divulgação / Ipem-MG

A diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, ressalta a importância do trabalho do órgão na relação entre o setor produtivo e o consumidor. Segundo ela, nesta gestão o órgão tem trabalhando tanto para apoiar quem empreende no estado, por meio da divulgação de orientações para os empresários de boa-fé, quanto para a sociedade, ao evitar que ela seja lesada na aquisição de algum produto, no que se refere à quantidade, riscos à saúde e à segurança.

“As ações do Ipem-MG visam dar segurança a todos os envolvidos nas relações comerciais e retirar do mercado os empreendedores que utilizam de práticas nocivas à concorrência leal, regulando, assim, o mercado econômico”, destaca Melissa.

Ainda de acordo com Melissa, o resultado alcançado neste ano é reflexo do trabalho em conjunto que vem sendo realizado entre a direção, gerências e servidores do Instituto.

Além da sede do Ipem-MG, localizada em Contagem, o órgão conta com 8 regionais (Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha), e 4 postos de verificação (Governador Valadares; Passos, Pouso Alegre, Uberaba), para atender os 853 municípios do Estado de Minas Gerais.