O Posto Avançado do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), em Pouso Alegre, atende 36 municípios da região Sul de Minas, e é responsável pela verificação inicial de produtos de saúde, como os medidores de pressão arterial (esfigmomanômetros) e termômetros.

Verificação inicial de aparelhos de pressão. Foto: Divulgação / Iem-MG

A verificação inicial consiste em analisar diretamente na fábrica se os produtos atendem todas as recomendações técnicas, para que possam ser comercializados. Dessa forma, a sociedade tem a confiança de que os equipamentos não oferecem riscos à saúde e à segurança dos usuários.

Conforme explicou o coordenador do Posto Avançado do Ipem-MG em Pouso Alegre, Ayrton Resende, os medidores de pressão arterial e termômetros, nacionais ou importados, por exemplo, só podem ser comercializados com o selo de verificação inicial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A etiqueta garante que o produto passou por testes e atendeu aos requisitos metrológicos.

“Esses produtos são obrigatoriamente submetidos aos ensaios do Ipem-MG, no qual verificamos se estão medindo corretamente. Como são equipamentos de alta precisão, e aferem sinais vitais dos seres humanos, é fundamental que sejam aprovados na verificação inicial, antes de serem comercializados”, destaca Resende.

No caso específico dos medidores de pressão arterial, os detentores dos instrumentos ainda precisam encaminhá-los anualmente a uma das unidades do Ipem-MG para serem verificados, ou sempre que precisarem ser submetidos à reparos.

Reunião na prefeitura

Nessa quarta-feira (26/05), a diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, e o diretor de Metrologia e Qualidade, Luiz Marcelo Scalioni, reuniram-se com o chefe de gabinete da prefeitura de Pouso Alegre, Ricardo Henrique Sobreiro.

Na oportunidade, Melissa destacou os importantes trabalhos realizados pelo Posto Avançado do Ipem-MG nos municípios da região Sul, principalmente em Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá e Extrema.

Conforme explicou a dirigente, nessas cidades estão instaladas importantes indústrias e empresas de base tecnológica.

Ricardo parabenizou o trabalho realizado pelo órgão e comprometeu-se a verificar a cessão de um imóvel para sediar o posto do Ipem-MG no município, que atualmente funciona em um prédio locado.