Na segunda e terça-feira (31/05 e 01/06), a diretora-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Melissa Barcellos Martinelle, e o diretor técnico, Luiz Marcelo Scalioni, visitaram a Regional do Ipem-MG em Uberlândia, e o Posto Avançado do órgão em Uberaba.

Na oportunidade, os dirigentes reforçaram com o gerente de Uberlândia, Júlio Cesar Romero, e com o servidor do Posto Avançado, Felippe Augusto Andrade Silva, as ações do órgão no Triângulo Mineiro. A região se destaca por ser um importante polo industrial, de serviços e do agronegócio.

De acordo com Melissa, a unidade em Uberlândia é responsável pelo atendimento de 28 municípios, e o Posto Avançado de Uberaba de 19 cidades. “As principais atividades realizadas nestas unidades são as verificações de balanças rodoviárias, bombas medidoras de combustíveis e medidores volumétricos. No caso específico de Uberlândia, também contamos com o serviço de verificação de veículos-tanques”, explicou.

Servidor realizando a verificação de veículos-tanques em Uberlândia. Foto: Divulgação / Ipem-MG

A diretora ainda ressaltou que as verificações e fiscalizações realizadas pelo Ipem-MG têm como finalidade regular os diversos segmentos nos quais atua. “Desta maneira, as ações do Ipem-MG agregam valor e segurança aos serviços e produtos comercializados, contribuindo, assim, para os empreendedores que trabalham corretamente”, completou.

É importante destacar que 80% da receita do Ipem-MG são provenientes da prestação de serviços à sociedade, e apenas 20% são de multas.

Reunião com autoridades de Uberaba

A diretoria do Ipem-MG, por solicitação da prefeita de Uberaba, Elisa de Araújo, também se reuniu com o presidente da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti), Watson Rogério de Azevedo.

Durante a reunião, foi tratado sobre a intenção da assinatura de um Termo de Convênio entre o Ipem-MG e a Feti. Dentre alguns dos objetos do convênio estão a destinação de um espaço do prédio onde funciona a Fundação, para sediar o Posto Avançado do Instituto; a cessão de um servidor público municipal e a seleção de estagiário para auxiliar o Ipem-MG nas atividades administrativas necessárias.

Melissa também conheceu as instalações do prédio da Feti e aproveitou para agradecer o empenho da prefeita e do presidente da Feti. Segundo ela, o convênio contribuirá positivamente nas ações do órgão na região, uma vez que atualmente o posto conta com apenas dois servidores e funciona em um imóvel alugado.