O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) verificou, de 26 a 30 de julho, por meio da Regional Belo Horizonte, as balanças dinâmicas rodoviárias dos municípios de Pouso Alegre e Borda da Mata, na região Sul de Minas Gerais.

A verificação das balanças dinâmicas rodoviárias é realizada anualmente pelo Ipem-MG. Foto: Divulgação / Ipem-MG

A verificação destes instrumentos tem como objetivo conceder mais confiabilidade à sociedade, ao inibir que o caminhão trafegue com excesso de peso. Vale ressaltar que o excesso de peso dos veículos de carga contribui para o risco de acidentes, uma vez que há o desgaste dos equipamentos e componentes dos caminhões e carretas.

Além do mais, a sobrecarga danifica a vida útil do pavimento e faz com que o veículo passe a trafegar em velocidades menores, prejudicando o escoamento normal e a capacidade da via.

Segundo o gerente da Regional Belo Horizonte (Ipem-MG), Lucas Silva, a verificação é realizada anualmente, e sempre que o equipamento for substituído ou passar por manutenção. Após os testes, as balanças aprovadas recebem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), juntamente com um lacre e certificado de verificação.

“As balanças dinâmicas rodoviárias conseguem verificar o peso do caminhão, com o veículo em movimento. Sendo assim, a aprovação destes equipamentos pelo Ipem-MG garante mais segurança para todos na rodovia”, explica Lucas.

Ouvidoria do Ipem-MG

Mais informações podem ser obtidas no canal de Ouvidoria do Ipem-MG, no telefone 08000 335 335, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no fale conosco presente no site do Instituto.

Enviar para impressão