A diretora-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Melissa Barcellos Martinelle, participou do 1º Encontro com representantes da Associação dos Órgãos Delegados do Inmetro (ANODI), na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Piauí (Imepi), nesta terça-feira (24/08).

Durante o encontro, o Imepi apresentou o novo sistema de fiscalização de cronotacógrafos, que permite a leitura automática das placas dos veículos em rodovias de jurisdição federal e estadual. Por meio da placa, é possível saber se os automóveis estão transportando passageiros ou cargas, sem a necessidade de deslocar um operador para realizar esse serviço de maneira presencial. Caso seja encontrado alguma irregularidade, a autuação é realizada automaticamente pelo sistema.

Nova diretoria da Anodi se reunice no Ipem Piauí. Foto: Divulgação / Ipem-MG

“É fundamental difundir este modelo de gestão que está sendo implantado nos órgãos delegados de todo o país, por meio da fiscalização 4.0”, afirmou Melissa.  

O outro ponto tratado na reunião foram as estratégias a fim de reestabelecer parte do orçamento suprimido no Inmetro, por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021.

Cabe destacar que Melissa ocupa o cargo de diretora jurídica da Anodi.  Também estavam presentes no encontro o diretor-presidente do Ipem Amazonas, Márcio André Oliveira Brito (presidente da Anodi); diretor-geral do Imepi, Maycon Araújo Monteiro (vice-presidente da Anodi); presidente do Ipem-ES, Rogério Pinheiro (diretor de relações institucionais da Anodi); e a presidente do Ipem Maranhão, Karina Fonseca Lima (secretaria-geral da Anodi).

Anodi

Conforme o Estatuto Social, a Anodi possui 22 finalidades, que têm o objetivo de atender as demandas dos Ipems de todo o Brasil, no que se refere à gestão pública junto ao Governo Federal, para o descontingenciamento dos recursos, bem como auxiliar os órgãos com mais equipamentos e laboratórios.