Nessa quinta e sexta-feira (04 e 05/11), a diretora-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Melissa Barcellos Martinelle, participou da 2ª Reunião Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro (RBLMQ-I) de 2021.

O encontro foi sediado em Brasília (DF), e contou com a com a participação da diretoria do Inmetro e dos dirigentes dos órgãos estaduais que executam as atividades delegadas em todo o país.

Dirigentes que participaram da Plenária do Inmetro. Foto: Divulgação/Ipem-MG

Segundo o presidente do Inmetro, Marcos Guerson, a plenária é fundamental para que haja o alinhamento estratégico dos órgãos da RBMLQ-I, estimulando a atuação cada vez mais eficiente e integrada.

“Esse é um momento propício de avaliarmos os resultados do novo convênio, que foi celebrado neste ano, de maneira mais robusta, bem como planejarmos as próximas ações”, explicou o presidente.

Melissa destacou a importância desses encontros, para que o trabalho seja realizado de maneira harmônica, a fim de atender os anseios da sociedade, com produtos cada vez mais seguros, sempre em prol do desenvolvimento econômico e tecnológico do país, e do Estado de Minas Gerais.

Os órgãos delegados são os braços executivos do Inmetro nos Estados. Eles são responsáveis por verificações e inspeções de instrumentos de medição, pela fiscalização da conformidade dos produtos e pelo controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos pré-medidos. Por meio da atuação da RBMLQ-I, as atividades do Inmetro chegam a todo o país.