Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participaram de treinamento sobre ensaios de fios e cabos, no Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), de 19 a 21 de outubro. A capacitação foi ministrada pela equipe da diretora de divisão do Centro de Ensaios (CIENS), do departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI).

Técnicos do Ipem-MG durante treinamento de fios e cabos no Ipem-SP. Foto: Divulgação/Ipem-SP

Segundo a diretora do CIENS, Naciolinda Vitorino da Cruz Obers, o objetivo do treinamento é transmitir a metodologia dos ensaios de fios e cabos, por meio da abordagem de aspectos e técnicas da atividade, contemplados nas portarias Inmetro e normas específicas da ABNT”.

O diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, destacou a importância desse treinamento para o intercâmbio de conhecimento entre os órgãos.

“Como atualmente temos encontrado no mercado muitas irregularidades relacionadas a este segmento, a capacitação irá contribuir para que possamos aprimorar as fiscalizações e, principalmente, realizar ensaios laboratoriais emitindo os laudos conclusivos no próprio Ipem-MG”, explicou Scalioni.

Participaram do treinamento o gerente de Qualidade do Ipem-MG, Leonardo Dias, a diretora de divisão do Centro de Fiscalização da Conformidade do Ipem-SP, Doralice Ângela da Silva; a especialista em Metrologia e Qualidade (Ipem-SP), Márcia Nacao; e o analista de Gestão em Metrologia e Qualidade (Ipem-SP), Adilson Aparecido Casemiro.

Órgãos Delegados

Devido à grande extensão territorial do país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) descentralizou as atividades nas áreas de metrologia legal e avaliação da conformidade aos Institutos de Metrologia e Qualidade, constituindo, assim, a RBMLQ-I.

Ao todo são 26 órgãos delegados do Inmetro, com representatividade em cada estado brasileiro.