A equipe do Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI), do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), recebeu nos laboratórios do órgão, no período de 9 a 11 de novembro, técnicos do Ipem-MG.

A finalidade da visita foi acompanhar os ensaios de proficiência na área de calibração de pesos e balanças, etapas das atividades, bem como esclarecer as dúvidas sobre os procedimentos adotados pelo Laboratório de Massa da autarquia paulista.

Técnicos do Ipem-MG durante capacitação no Ipem-SP . Foto: Divulgação / Ipem-SP

No Ipem-SP, a equipe mineira composta pelo analista de Gestão em Metrologia e Qualidade, Wady Elias Alves Allam; e os agentes fiscais de Gestão em Metrologia e Qualidade, Débora Porto Barbosa e Marcelo Sant’Ana Freitas, foi recepcionada pelo diretor de divisão do Centro de Calibração (CICAL), do DMCI, Mario Ono.

Na ocasião, os servidores da autarquia mineira trocaram experiências no processo de verificação metrológica de etilômetros e alinharam conhecimentos com os especialistas em Metrologia e Qualidade do Centro de Ensaios (CIENS) do DMCI, Luiz Yassuhiro Kanzaki e Márcia Nacao.

“Agradecemos ao Ipem-MG por ter cedido uma balança de 150 kg para ser utilizada nas tarefas laboratoriais do DMCI, e também por ter disponibilizado amostras de grãos de café coletadas no sul do estado de Minas Gerais, para servir de ensaios em medidores de umidade de grãos”, comentou Mario Ono.

Texto: Divulgação / Ipem-SP

Enviar para impressão