Cerca de 30 servidores da prefeitura de Poços de Caldas, lotados no Procon, Vigilância Sanitária e Secretaria de Serviços Públicos, participaram da capacitação ministrada por técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), nessa sexta-feira (21/09), no auditório do Departamento Municipal de Eletricidade (DME) do município.

Cerca de 30 servidores da prefeitura de Poços de Caldas participaram da capacitação. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

O treinamento faz parte da parceria firmada entre o Ipem-MG e Procon Poços de Caldas, por meio da assinatura de um Termo de Intenção de Compromisso, que busca capacitar os servidores da prefeitura para que eles possam atuar em conjunto com o Instituto de Metrologia, para a melhor segurança do consumidor e empreendedor.

Durante a palestra, o diretor-geral do Instituto, Fernando Sette, contou um pouco da história do órgão, que em 2017 completou 50 anos de fundação. Ele esclareceu que o Instituto é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que tem a função de regular o mercado por meio do controle da quantidade, qualidade e segurança dos produtos e serviços comercializados em Minas Gerais.

Na sequência, técnicos do Instituto explicaram sobre os procedimentos das verificações/fiscalizações do Ipem-MG; tipos de verificação; aquisição de balanças; como embalar os produtos corretamente; ações promocionais/brindes; produtos que só podem ser comercializados com o selo do Inmetro entre outros.

O prefeito do Poços de Caldas, Sérgio Antônio Azevedo, e o procurador-geral do município, Fábio Camargo, presentes no treinamento, parabenizaram a iniciativa e disseram que esta parceria trará bons resultados para a defesa do consumidor da região.