Profissionais do varejo do município de Uberaba foram capacitados por técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), nessa quarta-feira (27/02). Durante a capacitação, servidores esclareceram as dúvidas dos trabalhadores sobre a correta comercialização dos principais produtos encontrados nos supermercados, como, por exemplo, os pré-medidos, que são os produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor.

O objetivo do treinamento é ensinar a maneira correta de comercialização de diversos produtos. Foto: Divulgação

A gerente para produtos pré-medidos do Ipem-MG, Ângela Araújo, explicou que o Ipem-MG tem a preocupação em fiscalizar esses produtos, para certificar que o consumidor não seja lesado, mas também de instruir fabricantes e comerciantes sobre a maneira correta de vender aquele item.

“Os principais pontos que os profissionais do varejo devem se atentar é se foi descontado o peso da embalagem do produto na pesagem total, colocar a indicação quantitativa do preço por quilo e do peso líquido daquele item”, explicou.

Atualmente os pré-medidos representam cerca de 85% de tudo que a sociedade consome. Segundo Araújo, os fiscais do Ipem-MG visitam os estabelecimentos e realizam in loco a verificação da quantidade expressa na embalagem. Entretanto, caso a amostra apresente não conformidades, um lote é coletado e encaminhado ao laboratório do Instituto para uma verificação mais minuciosa.

As temáticas trabalhadas no encontro foram: Qualidade e Avaliação da Conformidade, que se referem aos produtos que só podem ser comercializados ostentando o selo do Inmetro); tipos de verificação de balanças; bem como instruções na aquisição de balanças, com foco no combate à falsificação desse instrumento.