Os filhos que desejam presentear as mães com artigos têxteis devem ficar atentos se o produto traz determinadas informações na etiqueta. Esses cuidados são fundamentais para os consumidores que precisam fazer a prevenção de reações alérgicas a determinadas fibras e/ou filamentos têxteis, alerta o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG).

Todo produto têxtil deve possuir etiqueta. Foto: Divulgação / Inmetro

De acordo com o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, nos produtos devem constar dados do fabricante ou importador, marca, nome ou razão social, identificação fiscal (CNPJ ou CPF), país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações também devem estar escritas em português.

“É importante também que os consumidores só adquiram essas peças no mercado formal, evitando a compra de produtos falsificados e que possam trazer informações incorretas que possam oferecer riscos”, recomenda Scalioni.

Operação Especial

O Ipem-MG realizou, do dia 06 a 10 de maio, a Operação Especial Dia das Mães. Durante a operação, técnicos do Ipem reforçaram a fiscalização dos produtos têxteis no comércio mineiro, como vestuário, fios, tecidos e artigos para cama e banho.

Caso a população desconfie ou encontre irregularidades em algum produto, a orientação é que não o adquira e registre o fato à Ouvidoria do Ipem-MG. O relato pode ser realizado por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000 335 335.