O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) capacitou nessa terça-feira (06/08) profissionais de várias redes de supermercados do Estado de Minas Gerais. O treinamento, realizado em Belo Horizonte, na sede da Associação Mineira de Supermercados (Amis), teve como finalidade explicar as legislações e os procedimentos das verificações e fiscalizações dos produtos pré-medidos, balanças e comercialização do pão francês.

Segundo o diretor-geral do Ipem-MG, Roberto Geraldo da Silva, o objetivo do encontro é esclarecer as dúvidas mais comuns no dia a dia dos supermercadistas. “Estamos à disposição para sanar as dificuldades referentes à área de atuação do Instituto nos supermercados”, destacou.

Durante a apresentação, a gerente de Produtos Pré-Medidos, Angela Cadette, explicou às portarias que determinam os procedimentos técnicos das fiscalizações dos pré-medidos (produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor), que corresponde a cerca de 85% de tudo que a sociedade consome.

 Técnicos do Ipem-MG durante capacitação aos profissionais supermercadistas. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

“Os principais pontos que os profissionais do varejo devem se atentar é se foi descontado o peso da embalagem do produto na pesagem total, colocar a indicação quantitativa do preço por quilo e do peso líquido daquele item”, explicou.

Em seguida, o gerente da Regional Belo Horizonte, Lucas Gabriel Silva, esclareceu sobre o uso adequado das balanças nos supermercados, verificações do instrumento e utilização correta no momento da pesagem dos itens.

Para finalizar, o gerente de Fiscalização e Verificação Compulsória, Leonardo Dias, apresentou a metodologia utilizada para a fiscalização dos produtos de certificação compulsória, ou seja, que só podem ser comercializados com o selo de Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).