Nessa sexta-feira (20/09), servidores do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) receberam na sede do órgão, em Contagem, universitários do curso de Gestão da Qualidade da Faculdade Senac/Contagem. Primeiramente os alunos participaram de uma palestra sobre Metrologia, Qualidade e a atuação do Inmetro/Ipems. Posteriormente, conheceram as instalações onde são realizadas diversas verificações.

Para a professora da disciplina de Controle de Qualidade e Metrologia do Senac, Christiane Fernandes, a visita permitiu aos estudantes compreender melhor a aplicabilidade da teoria ensinada nos livros e na sala de aula.

Estudantes conhecem laboratório de Massa do Ipem-MG. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

O universitário Frederico Ribeiro disse que a experiência foi muito positiva. “Não conhecia a dimensão do trabalho realizado pelo Ipem-MG. Foi excelente entender a importância desse profissional no meio público e privado, bem como para a sociedade”.

Os alunos percorreram os laboratórios de Produtos Pré-Medidos (aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor), de Massas (responsável pela calibração dos pesos padrões), e o setor de arqueação de tanques de combustível e cronotacógrafo (tacógrafo).