A dirigente-máxima do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Melissa Barcellos Martinelle, foi nomeada para o cargo de diretora jurídica da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Anodi), em março. A associação é presidida pelo diretor-presidente do Ipem Amazonas, Márcio André Oliveira Brito.

De acordo com Melissa, a Anodi foi criada em 2021, com a finalidade de atender as demandas dos órgãos delegados do Inmetro, para que os Ipems prestem, cada vez mais, um serviço de qualidade, fortalecendo, assim, a indústria nacional, o setor produtivo, o comércio, o serviço e, principalmente, a sociedade.

502 - Anodi

Conforme o Estatuto Social, a Anodi possui 22 finalidades, que têm o objetivo de atender as demandas dos Ipems de todo o Brasil, no que se refere à gestão pública junto ao Governo Federal, para o descontingenciamento dos recursos, bem como auxiliar os órgãos com mais equipamentos e laboratórios. “Nosso intuito é contribuir para uma relação de consumo mais justa, forte, equilibrada, segura e de qualidade para os empreendedores e cidadãos”, destaca a diretora-geral do Ipem-MG.

Dentre as atribuições que competem ao diretor jurídico estão opinar sobre assuntos de natureza jurídica relacionados aos interesses da Anodi; sugerir às diretorias procedimentos jurídicos a serem propostos e adotados para assegurar a defesa dos interesses da associação; acompanhar as ações referentes aos assuntos da entidade; redigir e/ou analisar contratos, convênios e demais instrumentos a serem firmados, dentre outras atividades.

Cabe destacar que Melissa é graduada em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Universidade Fumec), e possui MBA em Direito e Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela também é doutoranda em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA) e pós-graduanda em Direito Tributário pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP).

Além dos cargos de Presidência e Diretoria Jurídica, o organograma da Anodi é composto pela Primeira Vice-Presidência; Segunda Vice-Presidência; Conselho; Tesouraria; Diretoria Administrativa; Diretoria de Relações Institucionais; Diretoria Técnica e Secretaria-Geral.