O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson Júnior, conheceu, nessa segunda-feira (10/05), a sede do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Geais (Ipem-MG), localizada em Contagem.

Equipe do Inmetro conhece laboratórios do Ipem-MG. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Durante a visita, o presidente, Marcos Heleno, afirmou a importância dos convênios de delegação entre o Inmetro e os Ipems, para o fortalecimento das ações de Avaliação da Conformidade e da Metrologia em todo o país.

“Para que o Inmetro funcione em todas as suas áreas é fundamental que os Ipems mantenham um relacionamento cada vez mais próximo com os setores produtivos e difundam as normas dos itens comercializados. Essa vigilância de mercado, que é transversal, fortalece a economia como um todo, para que o Brasil tenha produtos com maior valor agregado”, afirmou Guerson Júnior.

Na oportunidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, destacou que, como instituição delegada do Inmetro em Minas, a aproximação com o governo federal garante um alinhamento das atividades e ações de forma regionalizada.

“O Ipem-MG tem se aproximado, cada vez mais, dos empreendedores mineiros. É muito importante agirmos na prevenção, mostrando as boas práticas nas atividades econômicas”, declarou Passalio.

De acordo com a diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, a troca de experiências entre os órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBML-I) contribui para o contínuo crescimento dos órgãos delegados.

“Como os problemas vivenciados entre os Ipems costumam ser parecidos, o intercâmbio de conhecimento contribui na resolução dessas questões, para que os Ipems prestem, cada vez mais, um melhor trabalho em prol da sociedade”, destacou Martinelle.

Balanço da Gestão

Durante a apresentação dos resultados, a diretora-geral explicou que, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano de 2020, devido às medidas de prevenção e combate ao coronavírus adotadas, e que impactou o cenário macroeconômico nacional e internacional, o Ipem-MG conseguiu realizar as ações de verificação e fiscalização metrológica, além do que foi previamente planejado para o período.

Reunião do balanço da gestão. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

“Dados do Sistema de Gestão Integrada do Inmetro (SGI) demonstram que o resultado geral dos serviços prestados pelo Instituto ficou acima do planejado, ou seja, o Instituto conseguiu verificar um maior número de produtos e estabelecimentos, o que propiciou um mercado mais competitivo ao empreendedor mineiro e, consequentemente, a sociedade como um todo”, salientou Melissa.

Cabe destacar que 80% da receita do Ipem-MG são provenientes da prestação de serviços à sociedade, e apenas 20% de multas.

Visita

No decorrer da visitação, a equipe do Inmetro conheceu o laboratório de pré-medidos, umidade de grãos, energia elétrica, calibração de balanças (1mg a 100kg) e pesos-padrão (1mg a 20kg), bem como o posto fixo para a verificação de caminhões-tanques.

Segundo o coordenador substituto da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBML-I), Valmir Sant'Anna, é fundamental que a coordenação do Inmetro conheça de perto a estrutura física de cada órgão delegado, uma vez que cada região do país tem as suas peculiaridades.

“Desta maneira, o Inmetro e os Ipems conseguem cumprir as missões institucionais, que se sustentam nos pilares da segurança e conformidade de produtos e serviços ”.

Também estavam presentes na visita o assessor da presidência do Inmetro, Marcelo Pagotti; o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Periceles José Vieira Vianna; o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Lenilton Duran Pinto Correa; o procurador do Inmetro, Alessandro Quintanilha; o diretor de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ipem-MG, Luiz Carlos Siviero; o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni; a chefe de gabinete, Érika Guimarães; o procurador autárquico, Reynaldo Andrade; o auditor seccional, Leandro Mendes; e o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido.