IPEM-MG: PROTEÇÃO AO CIDADÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais – IPEM-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais. Executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Exerce a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança, taxímetros, bombas de combustíveis, produtos pré-medidos – como a cesta básica – têxteis, produtos com certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos), veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), entre outros.


O IPEM-MG dispõe de sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 13 delegacias de ação regional no interior do Estado, laboratórios para verificação de produtos pré-medidos, três postos fixos para a verificação e inspeção de caminhões-tanque, posto fixo para verificação de vagões-tanque e posto fixo para verificação de taxímetros, na Capital.


O IPEM-MG possui laboratórios para prestar serviços de calibração. Seus principais clientes externos são os laboratórios de manipulação de industrias de grande, médio e pequeno porte, que trabalham com instrumentos de pesagem. Localizado em Contagem, o laboratório de calibração também está capacitado para trabalhar com a verificação de etilômetro (bafômetro) e analisadores de gases veiculares, entre outros serviços.


A ouvidoria do IPEM recebe denúncias, críticas e sugestões. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17:30 pelo 08000 335 335 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br.


A uniformização das unidades brasileiras de medir foi consolidada em 1862, com a oficialização, em todo o território nacional, do sistema métrico decimal francês. O Brasil foi uma das primeiras nações a adotar o novo sistema, que seria utilizado em todo mundo. Com o crescimento industrial, foi necessário criar no país instrumentos mais eficazes de controle que viessem a impulsionar e proteger produtores e consumidores.

Em 1961, foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – os atuais IPEM’s – e instituiu o Sistema Internacional de Unidades em todo o Brasil. Era necessário acompanhar o mundo na sua corrida tecnológica no aperfeiçoamento, na exatidão, e, principalmente, no atendimento às exigências do consumidor. Era necessário a Qualidade

Em 1973, foi criado o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, com o aumento da produtividade por meio da qualidade de produtos e serviços.