Um serviço pouco conhecido, prestado pelo Ipem/MG – órgão delegado do INMETRO no Estado – é a arqueação de tanques. A arqueação consiste na medição volumétrica (cálculo do volume) dos tanques de armazenamento de combustível instalados em refinarias de petróleo e distribuidoras.

Segundo o gerente de Cargas e Produtos Perigosos, Rogério Bastos, o serviço é executado por técnicos especialmente capacitados e deve ser realizado a cada dez anos. As novas bases instaladas também devem solicitar a arqueação de seus tanques.

Ao solicitar o serviço, a refinaria ou distribuidora deve fornecer todas as dimensões do tanque, para que os técnicos do Instituto possam elaborar um orçamento de custo da tabela volumétrica. Após a medição e certificação do tanque é emitido um Certificado de Arqueamento, válido por dez anos.

Rogério lembra ainda que a certificação de tanques que armazenam produtos derivados do petróleo e álcool é obrigatória.

“Caso o tanque sofra qualquer alteração em sua estrutura, a refinaria ou distribuidora deve solicitar ao Ipem uma nova medição, para confecção de outra tabela volumétrica”, conclui. O serviço é prestado pelos técnicos da sede do Ipem, em Contagem e a taxa varia de acordo com as medidas do tanque.