O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) celebra 58 anos de fundação nesta quinta-feira (27/11), marcando uma trajetória de mais de meio século dedicada à proteção do consumidor, à leal concorrência e à qualidade de bens e serviços em todo o estado.

A presença do órgão está fortemente inserida no dia a dia da sociedade. Para isso, os técnicos do Instituto estão constantemente nas ruas para verificar e fiscalizar uma vasta gama de instrumentos e produtos, o que contribui diretamente para a confiança nas relações de consumo e para o desenvolvimento econômico do estado.

Atuação Abrangente

As principais áreas de atuação do Ipem-MG incluem a verificação de instrumentos de medição (balanças comerciais; bombas medidoras de combustíveis, radares, cronotacógrafos, medidor de pressão arterial, taxímetros); Produtos Pré-Medidos (como arroz, feijão, detergente, leite), garantindo que a quantidade embalada sem a presença do consumidor corresponda ao peso ou volume indicado na embalagem; e a Avaliação da Conformidade, que consiste na fiscalização de produtos regulamentados, como brinquedos, eletrodomésticos, artigos da área da saúde e diversos outros itens, que devem atender às normas obrigatórias de segurança, desempenho e qualidade.

História e Relevância

Ao longo de quase seis décadas, o Ipem-MG acompanhou a evolução da infraestrutura da qualidade no estado e em todo o país, adaptando-se às novas tecnologias e demandas do mercado.

O Instituto, que até 2010 era chamado de Instituto de Pesos e Medidas, teve seu nome alterado em 2011 para incorporar a área de Qualidade/Conformidade, reforçando seu papel que vai além da metrologia.

Servidores do Ipem-MG ao longo desses 58 anos de história. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Segundo o diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, a celebração dos 58 anos é um momento para reconhecer a importância do trabalho dos servidores, maior patrimônio do órgão e reafirmar o compromisso do Instituto com a transparência, a igualdade nas transações comerciais e a segurança da população.

“A atuação do Ipem-MG é fundamental para que, ao adquirir qualquer produto ou serviço medido, o consumidor tenha a certeza de que está levando para casa a quantidade e a qualidade esperadas”, destacou Francisco.

Criado pela Lei Estadual n.º 4.657, de 27 de novembro de 1967, o Ipem-MG atua como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), executando as políticas federais de Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade.