A diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) promoveu a sua 2ª Reunião Gerencial Anual (Encerramento do Exercício) nessa quinta-feira (04/12). O encontro reuniu todos os gestores na sede em Contagem, para apresentar o balanço final das atividades de 2025 e detalhar o Planejamento Estratégico e as Metas para 2026.

O diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, iniciou a reunião parabenizando a todos pelo empenho, que culminou no cumprimento das metas institucionais de 2025. Ele evidenciou, com satisfação, dois pontos cruciais que estavam em pauta no semestre anterior e que foram efetivados neste ano: a renovação do convênio com o Inmetro até o ano de 2030 e a contratação de novos agentes de campo.

“Encerramos um ano de grandes desafios, mas que demonstrou a resiliência e a excelência de nossos servidores e colaboradores. Em 2026 nosso foco é manter a eficiência operacional e continuar a ser referência na área da metrologia e qualidade no estado e em todo o país”, afirmou.

Diretor-Geral do Ipem-MG, Francisco da Fonseca, durante reunião gerencial de 2025. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Na sequência, o diretor de Metrologia e Qualidade (Dimeq), Luiz Marcelo Scalioni, apresentou os resultados da área técnica, repassou informações sobre os procedimentos das verificações e fiscalizações de diversas atividades as quais o Ipem-MG atua.

Posteriormente, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Ivan Alves Soares, ressaltou as principais entregas da Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Planejamento Gestão e Finanças e Gerência de Logística e Aquisições, realizadas em 2025.

“A Eleição da Comissão de Avaliação, que este ano foi realizada on-line e de maneira automatizada, bem como o desenvolvimento do Manual de Frotas, contribuem para uma gestão mais eficiente do tempo e dos recursos financeiros” concluiu Ivan.

Lançamento do Regimento Interno e Integridade Premiada

No período da tarde, a chefe de gabinete do Ipem-MG, Érika Letícia Guimarães, anunciou o lançamento do Regimento Interno do Ipem-MG, e do Projeto Integridade Premiada.

Ambas as ações, desenvolvidas por comissão de servidores instituída em portaria específica, fazem parte dos atos planejados no Plano de Integridade do Instituto.

“O Integridade Premiada está alinhado à Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI) e busca valorizar condutas ética e de desempenho no órgão, para incentivar a prática contínua de comportamentos éticos e de alto desempenho, ao reconhecer publicamente esses servidores”, detalhou Érika.

Treinamento

Para finalizar, os servidores também participaram do Workshop de Processo e Cobrança, ministrado pela coordenadora do Núcleo de Processamento de Autos de Infração e Cobrança (Nupac/Ipem-MG), Adriana Dias Rodrigues Costa.

Na área dos processos administrativos, os servidores foram instruídos sobre a adequada instrumentação, padronização na montagem e inserção de documento dos processos. Quanto à cobrança, Adriana destacou a necessidade da atualização dos dados cadastrais dos fiscalizados; emissão de documentos com informações essenciais e coleta de assinatura.

Enviar para impressão