O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) conquistou a placa e o certificado de Destaque do Ambientação 2025, nessa quarta-feira (17/12). O órgão alcançou a primeira colocação entre os 45 órgãos do governo estadual que participam da iniciativa, ao obter 170 pontos.
A pontuação engloba cinco estrelas, na qual cada uma representa uma modalidade trabalhada pelo programa: água, energia, materiais, resíduos e qualidade de vida.

Cabe destacar que a coleta seletiva de resíduos no Instituto é realizada pela equipe do Ambientação desde 2008. Por meio deste trabalho, são gerados cerca de 280 kg de resíduos por mês, que viram fonte de renda para os trabalhadores da Cooperativa Solidaria dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli).
De acordo com Ângela Cadette, representante da comissão setorial do programa no Ipem-MG, o êxito alcançado é fruto do esforço conjunto de toda a equipe. “A iniciativa promove a sustentabilidade e beneficia diretamente pessoas que fazem do resíduo o seu sustento”, afirmou.
Logo após, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Ivan Alves Soares, expressou sua satisfação ao ver o comprometimento dos colaboradores com o programa. “Agradeço a colaboração de todos e reforço que é fundamental mantermos esse tipo de ação, para o sucesso do nosso projeto ambiental”, afirmou o diretor.
Programa Ambientação
O Ipem-MG executa o Programa Ambientação há mais de 15 anos. Atualmente, a comissão é formada pelos servidores Ângela Cadette, Maria do Carmo Lara Araújo e Tatiana Langamer.
Criado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam-MG), o Ambientação busca engajar os servidores públicos na adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano administrativo. A iniciativa visa não apenas transformar a rotina nos órgãos públicos, mas também incentivar a multiplicação desses conhecimentos em prol da preservação ambiental.
