Entre os dias 27 e 29 de agosto, cerca de 90 alunos participantes do curso de Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo Sustentável – realizado em maio pelo IPEM/MG, em parceria com o INMETRO – realizam visita técnica aos laboratórios e setor de Cargas Perigosas do Instituto. O objetivo da visita é complementar a formação dos alunos e mostrar, na prática, o trabalho desenvolvido pelo Instituto, especialmente nas áreas de fiscalização de produtos, saúde e segurança do consumidor.
Segundo o vice-diretor do IPEM, Antônio Carlos de Morais, as visitas técnicas vão acontecer durante todo este semestre e fazem parte de um amplo processo de divulgação, denominado Aluno Cidadão, que visa tornar o Instituto mais próximo do dia-a-dia dos cidadãos. No dia 27, serão recebidos os alunos do Colégio São Francisco; no dia 28, da Escola Estadual Francisco Viana, de Vespasiano e no dia 29, do Instituto de Educação de Minas Gerais. Após assistir a uma palestra de apresentação, eles visitam os laboratórios de fiscalização de produtos pré-medidos, de calibração de massas, o depósito de produtos apreendidos e o setor de verificação de Cargas Perigosas.
Projeto Piloto
Antônio Carlos lembrou ainda que o curso de Formação de Multiplicadores – realizado em Minas Gerais no mês de maio - foi o primeiro de um projeto piloto. “Buscamos esse novo formato, com a participação de alunos das escolas porque acreditamos que os jovens disseminam mais o conhecimento, seja entre os amigos ou na própria família”, afirmou.
Participaram alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, além de professores, líderes comunitários, religiosos e representantes de ONG´s. Além de aulas teóricas sobre “Saúde e Segurança nas relações de consumo”, todos os participantes visitaram um supermercado, onde puderam observar, na prática, a comercialização dos produtos pré-medidos (aqueles embalados e pesados longe da vista do consumidor).
No segundo dia, aprenderam sobre Direito do Consumidor. No terceiro dia, o assunto foi “Meio ambiente e comércio”. Ao final, os participantes e instituições contempladas fizeram uma ou mais propostas de ações voltadas para o consumo sustentável. “O projeto Aluno Cidadão já é um desdobramento do - Multiplicadores de Consumo-, já que o foco desse curso é o acompanhamento, orientação e incentivo às ações posteriores”, lembrou o vice-diretor do IPEM/MG.
Projeto Aluno Cidadão
Dias: 27, 28 e 29 de agosto
Horário: 13h30 às 16h
Local: sede do IPEM/MG, em Contagem (Rua Cristiano F. T. Guimarães, 80 – Bairro Cinco)